segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Aprendizagem baseada em problemas


Introdução

Como todas as outras áreas de progresso e desenvolvimento, o campo acadêmico também tem visto mudanças significativas nos modos de transmissão de conhecimento e educação. Ensinar e aprender não está mais limitado às sessões da sala de aula onde uma pessoa toma o centro do palco para entregar o conhecimento e um grupo de alunos permanecem na extremidade de recepção.

A educação hoje tem expandido suas asas para métodos mais práticos de ensinar os alunos onde são autorizados a experimentar e explorar além do instrutor de conhecimento levou. Aprendizagem baseada em problemas é uma tal maneira de ensinar os alunos, onde eles usam seu conhecimento prévio para resolver problemas e aprender coisas novas no processo.

Aprendizagem baseada em problemas - Uma Visão Geral

Como o nome sugere, a Aprendizagem Baseada em Problema (PBL) refere-se a um processo de aprendizagem, onde os estudantes adquirem novos conhecimentos através da exploração de um problema de pesquisa de forma estruturada e sistemática. Este problema muitas vezes pode ser uma situação da vida real. PBL se concentra em ser mais "centrada no aluno", em comparação com os modos tradicionais de ensino e permite que os alunos determinam parcialmente os objetivos de aprendizagem do curso ou tópico que eles estão prestes a aprender. Assim, o aprendizado ocorre através das habilidades e técnicas que os alunos obtenham a encontrar soluções para o problema de pesquisa ao invés de ouvir as palestras do professor e aprender sobre o conteúdo.

O professor ou o instrutor, no PBL, desempenha o papel de um facilitador ou guia para os alunos em vez de fornecer instruções ou informações sobre o tema dado. PBL pode ser adotado para ensinar várias disciplinas para uma única unidade do curso ou um currículo completo de um curso de graduação ou pós-graduação.

'Gatilho' em aprendizagem baseada em problemas

O processo de PBL começa com um gatilho que sugere / indica para um problema ou situação. Os alunos, em seguida, iniciar a sua pesquisa e análise para encontrar soluções para este problema. É crítico que o gatilho é adequadamente focado de modo a que ela conduz a um resultado de aprendizagem definido que está relacionada com o conteúdo do curso. Um gatilho pode ser qualquer coisa de artigos de jornais, citações, filme / vídeo clips, citações de entrevistas, etc imagem No entanto, o professor também pode optar por não usar o gatilho e em vez fornecem diretamente uma situação específica para os alunos.

Características distintivas da PBL

Aprender através da Resolução de Problemas:

PBL introduz o aluno ao conteúdo do tópico ou curso através do processo de resolução de problemas em oposição ao método tradicional onde o aluno é introduzido o primeiro conteúdo e então é suposto para aplicá-lo para resolver o problema. Este tipo de abordagem tem sido adotada para apoiar pesquisas, dizendo que o aprendizado é maior quando ele é introduzido através de uma experiência em um contexto apropriado.

Apresentar situações complexas / Real-Life:

Os problemas utilizados para PBL são muitas vezes situações da vida real onde os alunos precisam para analisá-las criticamente por meio de referência / estudos de caso e trabalhos de investigação. Estes problemas não podem ter soluções simples ou para a frente, nem eles podem ter uma solução possível e pode ser resolvido através de diferentes estratégias e abordagens. Encontrar essas estratégias exigiria um pensamento de ordem superior que envolve análise, avaliação e síntese para criar novos conhecimentos e aprendizagem.

Usando Aprendizagem Prévia:

PBL permite que os alunos a usar a sua aprendizagem prévia para analisar e apresentar solução para o problema colocado diante deles. Ao relembrar o que já aprenderam, os alunos podem fazer suposições e desenvolver estratégias de resolução de problemas. De acordo com pesquisas de um conflito entre novas informações e aprendizagem anterior pode melhorar o processo de aprendizagem.

Abordagem colaborativa:

Enquanto a solução de um problema, não é obrigatório para os alunos para obter a resposta correta como pode não haver uma resposta concreta ou uma solução para o problema. Em vez disso, o foco recai sobre o processo de encontrar a solução através do trabalho em grupo e explorar diversas possibilidades por meio de trabalhos de investigação analítica.

Papel do instrutor:

No PBL o professor se afasta da sua / seu papel tradicional de alimentar informações sobre o novo conteúdo para os alunos. Em vez disso, ele / ela se torna um facilitador ou guia no processo de encontrar soluções para o problema de pesquisa. No entanto, isso não significa que o professor tem menos importância em relação a sua / seu papel convencional. Ela exige muita preparação para orientar os alunos devidamente fornecendo recursos de informação, lista de leitura / de referência, sugerindo estratégias de investigação e análise, etc O instrutor também pode precisar fazer himself / herself disponível em pessoa ou através do email / telefone sempre que os alunos necessitam de ele / ela durante o período de pesquisa. No entanto, não é obrigatória para o instrutor para estar com os alunos sempre.

Vantagens da Aprendizagem Baseada em Problema

* Ser mais centrado estudante, PBL é mais provável para motivar e estimular os alunos a aprender, em que eles precisam para desempenhar um papel activo na análise coisas para uma tarefa dada.

* Ao apresentar aos alunos situações da vida real, PBL aumenta a resolução de problemas habilidades dos estudantes ao invés de fornecer apenas o conhecimento teórico. Aprender, portanto, vai além do conhecimento livresco e ajuda os alunos a enfrentar e ver através de problemas práticos.

* Permitir que os alunos a usar o conhecimento prévio para resolver um problema novo, PBL garante uma compreensão mais profunda. Segundo pesquisas, a aprendizagem é reforçada quando uma nova informação é apresentada através de um contexto significativo e vem em conflito com o conhecimento existente.

* PBL exige uma abordagem colaborativa para a resolução de problemas, assim, criando um ambiente no qual os alunos aprendem a ver várias abordagens para resolver um problema através de interações de grupo. Isso faz com que a equipe responsável por si e não apenas para o próprio eu.

* Redefinindo o papel do tutor / instrutor, PBL exige uma relação única entre os alunos eo professor. Este, por sua vez, permite que os alunos parcialmente determinar seu curso de ação com a ajuda do tutor, tornando a aprendizagem mais interessante, envolvente e baseado em atividades.

Desvantagens da Aprendizagem Baseada em Problema

* Embora sendo apresentado a um novo tópico ou conteúdo do curso, os alunos não poderia estar em melhor posição para determinar o que é importante para eles e que não é. Pode ser demais esperar que a partir deles para decidir seu curso de ação, especialmente para assuntos em que não têm qualquer exposição anterior.

* Os alunos estão habituados às sessões em sala de aula com os instrutores de tomar o centro do palco e transferência de conhecimento através de palestras e notas. De repente, se eles são convidados a analisar um determinado tema e determinar seus objetivos de aprendizagem por si mesmos, eles podem ficar confusos ou perdidos.

* Os tutores / monitores devem mudar seus modos convencionais de ensino em sala de aula e se preparar / se para se tornar um guia / facilitador dos estudantes, fornecendo-lhes orientação e pesquisa de análise. Alguns professores não pode achar essa mudança de papel muito confortável.

* Como lida com PBL pesquisar e resolver problemas, é essencial para gerar um problema próprio / situação / questão, sem que os próprios objetivos de aprendizagem não pode ser determinado. Se um problema apropriado não é gerado, é provável que os alunos saíam da pista e perder completamente o objetivo real por trás de todo o curso.

* Embora PBL tende a aprimorar as habilidades analíticas dos alunos através de apresentá-los com situações da vida real, é também descobriu que muitas vezes, eles não têm o conhecimento teórico de som sobre o assunto.

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